quarta-feira, 16 de julho de 2008


Bruges, Grand Place, verão 2004, quando meu irmão foi, finalmente, conhecer a Europa.
...

Alguém chegou a este blog procurando por: "Feliz aniversario na língua belgica". É verdade que a Bélgica é um país complicado 'linguisticamente', mas não existe tal língua. Essa pessoa não vai voltar aqui para verificar a resposta e, se deu uma olhada na apresentação do blog, já entendeu quais línguas são faladas neste país. Mas é verdade que já me perguntaram se eu falava 'belga'.

Uma vez, nos Estados Unidos, eu fui ao médico com uma dor de cabeça diabólica e ele no maior blá blá blá, o famoso small talk americano. Num dado momento ele ficou confuso, eu disse a ele, para encurtar a conversa, que era professora de português e ele: "quer dizer que você nasceu no Brasil MAS numa família de língua portuguesa?" Eu estava realmente com muita dor de cabeça de modo que respondi simplesmente: "yes". Ele, se estivesse muito interessado, que procurasse depois no google, wikipedia, hoje é muito fácil se informar. E não adianta dizer que os americanos são 'burros' como muita gente diz aqui no Brasil, os brasileiros (de um modo geral, claro) tampouco entendem de geografia, línguas. Sim, até mesmo gente mais educada, ou melhor, gente que já passou por uma universidade. Lembram da história da minha prima com MBA e tudo que não sabia quem era Oscar Niemeyer? Escrevi aqui. Ela não é a única.
...

5 comentários:

Sonia Sant'Anna disse...

Nunca conheci alguém que pensasse que na Bélgica se fala "belga", mas a grande maioria pensa mesmo que lá se fala o francês, mas não tem idéia da existência do neerlandês. Por acaso, tenho uma sobrinha que já morou na Bélgica e uma prima que reside lá. Então sou uma raridade, não só sei que existe uma língua que se chama neerlandês como tenho duas pessoas na família que o falam.

Anônimo disse...

Fui muito bom o seu esclarecimento sobre a complexidade lingüística da Bélgica. Excelente blog, parabéns.

Anônimo disse...

Olá Leila, há muito acesso o seu blogue e gosto de que leio por aqui, pois me interesso por tudo, mas realmente não dá pra saber de tudo, nem mesmo vendendo a alma (risos).´eu gostei do texto, dei boas risadas e eu acho que é por ai mesmo, todo mundo é ignorante em alguma coisa mesmo (Não sei se vc concorda), mas brasileiro que tem acesso a cultura, grana e coisa afins, não saber quem é Oscar Niemeyer, é pior que achar que na Bélgica se fale o belga!
abraços.

JAM disse...

mas leila, alguns belgas me perguntam se falo brasiliano hehe...ai explico que falamos portugues...

Alma disse...

E seus amigos belgas, vão fica para sempre sem governo? Flamengos e valões vão se divorciar de vez?
Bisous