domingo, 31 de janeiro de 2010

American history X

No fim de semana passado assisti um filme que o nosso hóspede canadense (ele se chama Dock) tinha no computador, A OUTRA HISTÓRIA AMERICANA (American history X), já é meio antigo, 1998, mas eu nunca tinha visto. É a história de um rapaz, Derek, que, abalado com a morte prematura e violenta do pai, um bombeiro que foi abatido por marginais enquanto prestava um serviço num bairro negro, torna-se um um neo-nazista. Derek, representado por Edward Norton, mata brutalmete dois negros que tentam roubar o seu carro, toda a cena é presenciada por seu irmão mais novo, vai preso e é condenado a somente 3 anos de cadeia, mas nesses três anos ele aprende muito e muda muito. Primeiro junta-se a um grupo de neo-nazistas na prisão, depois, decepcionado com algumas atitudes do grupo, é estuprado por um deles como retaliação por tentar se afastar. Aprende sobretudo com um prisioneiro negro com quem divide as tarefas na prisão, primeiro ao saber que o rapaz foi condenado a, se não me engano, o dobro de sua pena por um roubo e depois porque, com o tempo ele começa a perceber que só conseguiu sair vivo da prisão por causa de alguma proteção e essa proteção só podia ter vindo deste amigo que, nos seus primeiros dias ali lhe diz para prestar atenção: 'Você é o negro aqui'. A palavra é bem mais pesada em inglês.

Enfim, quando Derek é posto em liberdade é recebido como um herói pelo grupo de neo nazistas e percebe também o quanto seu irmão mais novo está envolvido naquilo, ele tenta explicar ao irmão que esteve enganado e que engoliu aquela teoria estúpida porque estava perdido e etc e tal....Dito assim parece um desses filmes bem moralistas, com final feliz, quer dizer, final feliz é impossível num mundo daquele, mas talvez eu tenha deixado passar a ideia de que o filme é engajado demais, não é, é muito interessante. Há outros conflitos no filme, sobretudo ligado ao irmão, a seu professor, a relação entre os brancos e negros na escola, o sofrimento da família (mãe, irmã e padrasto) de Derek por vê-lo perdido nesse movimento.

Edward Norton foi indicado ao Oscar por esse papel.
....

3 comentários:

Allan Robert P. J. disse...

Vou procurar por aqui. Não lembro de ter assistido, mas o enredo não me soou estranho.

Anônimo disse...

Meu seu blog é espetacular, show, not°10 desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da família e assisti o filme muito bom
Um grande abraço e tudo de bom
Ass:Rodrigo Rocha

Marcel disse...

Adoro esse filme. Pensei que já tivesse visto, é excelente, Edward Norton está ótimo como sempre!