domingo, 23 de novembro de 2008

Abaixo-assinados que recebemos por e-mail

Eu recebo sempre um ou outro abaixo-assinado por e-mail, muitas vezes o mesmo, mais de uma vez, enviado por mais de um amigo. Abaixo-assinado ou notícia sensacionalista, 'os americanos dominaram todo o norte do Brasil' e coisas do gênero. Na época das Olimpíadas foi uma farra, dezenas de e-mail mostrando o quanto os chineses eram malvados, eram embaraçosos até, de teor racista, cheio de clichês.

Claro, recebi este aí do cachorro também e nem descarto a possibilidade de ter assinado...pelo sim, pelo não. Às vezes são enviados por amigos tão queridos que fico em dúvida, mas na internet, o autor do artigo abaixo tem razão, é melhor desconfiar e pesquisar.

...

Um cão morrendo de fome

Por Bráulio Tavares -



A Internet entrou em ebulição algum tempo atrás em torno de mais uma “instalação de arte contemporânea” perpetrada por nossos criativos artistas. Noticiou-se que o costarriquenho Guillermo Vargas, conhecido como “Habacuc”, teria amarrado um cachorro faminto numa exposição de artes plásticas e o deixado ali sem pão nem água, até que ele morreu de fome. Um abaixo-assinado de protesto se alastrou pela rede. Blogueiros pediram a cabeça de Habacuc, sugerindo que na próxima exposição ele amarrasse a própria mãe, etc. e tal.

Eu sou da tribo e conheço os caboclos. Tudo que aparece na Internet com abaixo-assinado sempre me acende uma luzinha de alerta, porque cheira a boato, invenção, lenda urbana. Pesquisei mais um pouco e achei, se não um desmentido categórico, pelo menos uma versão diferente dos fatos. Habacuc de fato usou o cão, mas ele era alimentado diariamente, e só ficava amarrado no salão durante as horas em que a exposição estava aberta ao público. Na parede da sala lia-se a frase “Eres lo que lees” (“Tu és o que lês”) em letras formadas com biscoitos de cachorro; e um aparelho de som tocava o hino sandinista ao contrário. Bem – em termos de arte talvez não seja nenhuma “Guernica”, mas é muito mais plausível do que a primeira versão. Além disso, o cachorro acabou fugindo depois de alguns dias, numa distração do vigilante.


Continua na Cronópios

...

imagem: Dinner's in the dog, Jo Parry.

3 comentários:

JAM disse...

ahahaha...lendas da internet leila. tb nao assino nem respondo nada deste tipo.

bjos

Laura_Diz disse...

Eu tenho uma amiga que confere tudo, qdo tenho dúvidas mando pra ela,que não esquece nada tb. Lembra que já recebeu, eu esqueço, passa batido.
:)
Bjs Laura

Anônimo disse...

Parabéns pelo post, a internet está muito poluída com essas falsas histórias. Por trás de uma boa intenção, muitas vezes há a malícia de hackers e spammers. É importante que, principalmente o blogueiros divulguem sempre que encontrarem uma farsa. Hoje fiz um post sobre uma mensagem denominada "Ultrage à África do Sul", se quiser dar uma olhada, fique à vontade. Um abraço!