sexta-feira, 30 de maio de 2008

Mulher lê mais que homem, aponta pesquisa nacional

da Folha de S.Paulo, em Brasília

As mulheres lêem mais que os homens, diz a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que será divulgada hoje, em Brasília.

O estudo, elaborado pelo Instituto Pró-Livro, mostra que população está acostumada a dedicar muito pouco --ou quase nenhum-- tempo aos livros. Do total dos leitores, 55% são do sexo feminino, público maior em quase todos os gêneros da literatura -os homens lêem mais apenas sobre história, política e ciências sociais.

Segundo a pesquisa, a Bíblia é o livro mais lido pela população brasileira --43 milhões de pessoas já a leram, dos quais 45% afirmaram fazê-lo com freqüência.

O segundo colocado é o livro "O Sítio do Picapau Amarelo", de Monteiro Lobato, apontado como o escritor mais lido no Brasil. A lista dos escritores brasileiros mais lidos inclui ainda, pela ordem, além de Lobato, Paulo Coelho, Jorge Amado e Machado de Assis.

3 comentários:

Sonia Sant'Anna disse...

O assunto foi comentado no Globo também.Que o brasileiro não lê mesmo nós já sabíamos. Acho que a maioria dos que realmente gostam de ler - pelo menos os que estão acima dos 40 anos - começou mesmo com Monteiro Lobato. Ainda bem que Machado de ASsis, embora classificado abaixo de Paulo Coelho, está entre os mais lidos.

Denise Arcoverde disse...

Aqui nos EUA, as pesquisas também vão nessa direção...

Querida, estou arrumando os links e passei o seu pro Brasil, OK:

Beijos!

Polly Etienne disse...

Já li Lobato, Assis e até paulo coelho, mas a Bíblia eu nunca li...