quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

(Lendo) A Mulher que Escreveu a Bíblia

Moacyr Scliar

A idéia do livro é bastante interessante:
"O crítico americano Harold Bloom deu a deixa para que o romancista gaúcho Moacyr Scliar criasse um empolgante romance. A Mulher que Escreveu a Bíblia (Cia. das Letras, 224 págs., R$ 21) é baseado numa hipótese levantada por Bloom de que a primeira versão da Bíblia teria sido escrita por uma mulher, “uma pessoa altamente sofisticada, culta e irônica, destacada figura da elite do rei Salomão”. Com essa informação, Scliar colocou sua cabeça de fabulista para funcionar a todo vapor, criando uma narrativa envolvente."Heitor Ferraz.

....mas, não é meu livro preferido do M. Scliar.


Trecho: "Bastava-me o ato de escrever. Colocar no pergaminho letra após letra, palavra após palavra, era algo que me deliciava. Não era só um texto que eu estava produzindo; era beleza, a beleza que resulta da ordem, da harmonia. Eu descobria que uma letra atrai outra, essa afinidade organizando não apenas o texto como a vida, o universo. O que eu via, no pergaminho, quando terminava o trabalho, era um mapa, como os mapas celestes que indicavam a posição das estrelas e planetas, posição essa que não resulta do acaso, mas da composição de misteriosas forças, as mesmas que, em escala menor, guiavam minha mão quando ela deixava seus sinais sobre o pergaminho."(p.41)
...


2 comentários:

Anônimo disse...

já li algumas coisas dele, dispersas, Não me toca , não me fisga- deve ser defeito meu.
Tenho ido mto poucos livros, não consigo me disciplinar, concentrar, tanta dispersão.
mas Scliar é ótimo escritor.
Eu conheci bem o carlos, o pintor, vivia em c frio, casa aberta, ótimo anfitrião.
Bjs Laura

Anônimo disse...

Fiquei curiosa. :)