terça-feira, 27 de fevereiro de 2007


Foram alguns dias de intensa dor de cabeça, muito café e remédios que não faziam efeito. Como é bom acordar e sentir que aquela dor não está mais ali. Agora que temos um santo brasileiro vou recorrer a ele para curar esta enxaqueca.
.....
No feriado do carnaval percorri algumas cidades lindas: Pomerode, Gramado, Canela...T0das um encanto. Vou transferir as fotos e colocar aqui se estiverem boas.
.....
Agora é trabalho...trabalho....trabalho.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Passagem da Bíblia.




“Nós nascemos do acaso e logo passaremos como quem não existiu. (…)
Nossa vida é a passagem de uma sombra, e nosso fim, irreversível(…)Vinde, pois, desfrutar dos bens presentes e gozar das criaturas com ânsia juvenil.”

Passagem da Bíblia.
Colocada, evidentemente, na boca dos ímpios.


sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

YouTube censura Ateísmo

"Ao que tudo indica, o YouTube, empresa controlada pela Google, tal como a Gmail e o Blogger (pensavam que era só a Microsoft a tentar monopolizar isto tudo?), começou a enveredar por um caminho algo estranho de censura.
Nick Gisburne é um ateu que tem utilizado frequentemente o YouTube para divulgação dos seus vídeos em que promove o ateísmo e critica o fenómeno religioso em geral. Nick produziu um vídeo com passagens do Corão que compilou a partir deste site. As passagens em causa expunham a violência explícita do Corão.
Nick viu o vídeo em causa ser banido e, por último, após várias tentativas de novo “upload” do vídeo, acabou por ser ele próprio suspenso do YouTube. Curiosamente, durante o processo, Nick criou um vídeo semelhante mas com passagens violentas da Bíblia que foi, também ele, apagado.
Será este mais um exemplo de como na sociedade norte-americana o ateísmo se encontra na base da cadeia alimentar? Ou estará o YouTube, agora que é controlado pela Google, a ter que se preocupar com a pressão de grupos económicos influentes?"
Helder Sanches
Continua aqui

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Carnaval?


Jura que é carnaval? Não em Curitiba. Thanks God! Mas por via das dúvidas vou me esconder em algum lugar ainda menos provável. Bom carnaval para os que curtem!
.......
Uma carta de Machado de Assis - Marcelo Coelho no RoseLivros.
......

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Impératrice de Chine

Tzu Hsi foi escolhida, dentre inúmeras meninas manchus, como concubina para o imperador Xianfeng. Em 1856 Tzu Hsi deu à luz o único herdeiro de sexo masculino do Imperador e foi, por isso, elevada à categoria de Consorte Imperial Yi.

Impératrice de Chine
Pearl Buck
Le livre de Poche


Resenha minha no Rose.
....

domingo, 11 de fevereiro de 2007

Sylvia Plath


Sylvia Plath

Numa manhã do dia 11 de fevereiro de 1963, Sylvia Plath bloqueou todas as entradas dos quartos dos dois filhos, tomou uma boa dose de calmantes, ligou o gás e, às nove horas, foi encontrada morta.

S. Plath era casada com o poeta inglês Ted Hughes, estavam separados na época do suicídio e ele já vivia com sua amante Assia Wevill que, por uma triste coincidência, suicidou-se em 1969. Há muitas controvérsias e acusações em torno disso. Disso, o suicídio, e também da forma como Ted se ocupou da obra de S. Plath após sua morte. Ela mantinha um diário desde os onze anos de idade, Ted Hughes destruiu os diários escritos exatamente antes da morte da escritora justificando que devia preservar seus filhos. Usou também do seu direito de herdeiro para modificar a ordem dos poemas em Ariel e excluir alguns dos trabalhos que S. Plath tinha preparado para este livro. Pelo menos é o que dizem alguns críticos.

O primeiro livro que li desta autora foi a novela The Bell Jar que ela publicou sob o pseudônimo de Victoria Lucas, depois de sua morte foi publicado sob seu nome verdadeiro. A mãe de Sylvia tentou, sem sucesso, impedir que o livro, que é semi-autobiográfico, fosse publicado nos Estados Unidos.
Tenho vários de seus livros que comprei em sebos em Seattle, por uns poucos dólares. Daquela vez que a minha mala veio se arrebentando. Sempre relaciono, acho que já escrevi isso aqui antes, Sylvia a Ana Cristina César e, se não estou demente, Ana C. traduziu para o português alguns dos poemas de Sylvia.
.....
[obs: A maioria das informações sobre a vida de Plath eu retirei desta biografia (Circe Bolsillo) que recebi de presente de uma amiga querida. Em espanhol porque ela trouxe de uma viagem a Buenos Aires. É bom ser lembrada em Buenos Aires. Gracias a Dani, again and again.]

Trabalhos de Sylvia Plath
Poesia:
The Colossus (1960)
Cut (1962)
Ariel (1965)
Crossing the Water (1971)
Winter Trees (1972)
The Collected Poems (1981)
Daddy
Poppies in July
Morning Song
Lady Lazarus
Mirror
Mushrooms
Ennui

Prosa:
The Bell Jar (1963)
Letters Home (1975)
Johnny Panic and the Bible of Dreams (1977)
The Journals of Sylvia Plath (1982)
The Magic Mirror (1989)

The Unabridged Journals of Sylvia Plath, edited by Karen V. Kukil (2000)

......

how quiet, how snowed-in,

I am learning peacefulness, lying by myself quietly

As the light lies on these white walls, this bed, these hands,

I am nobody . . .

Wikipedia (em português)

.....

E Portugal disse 'SIM'

Referendo à despenalização do aborto

PS: portugueses manifestaram “maturidade democrática” ao dizer “sim”

......

sábado, 10 de fevereiro de 2007

Escultor

Obs: Já publiquei esta foto aqui antes, mas, como gosto muito dela, publico de novo.
Uma das minhas fotos preferidas da Ásia, Taiwan (Formosa). Uma pena que não anotei e esqueci o nome da cidade onde foi tirada. Não dá para contar sempre com a memória.

Gosto muito de tirar fotos das pessoas, nem sempre o faço porque é chato fazer sem pedir, algumas vezes fico com certo receio de pedir também, sei lá se o outro vai imaginar que o estou considerando um ‘ser exótico’.

No caso desse escultor nem tinha como ‘pedir’ realmente....como? Em que língua lá nos confins de Taiwan? Balbuciei alguma coisa em inglês fazendo de conta que é mesmo uma língua universal, ele continuou seu trabalhou e eu cliquei umas duas vezes e agradeci.
...

"UM VIAJANTE DEVE TER OLHOS DE FALCÃO, ESTÔMAGO DE AVESTRUZ, LOMBO DE CAMELO; DEVE CARREGAR DOIS SACOS, UM CHEIO DE PACIÊNCIA, OUTRO CHEIO DE DINHEIRO." (JOHN FLORIO)

Frase retirada de Dicionário do Viajante Insólito - Moacyr Scliar

.....

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

França - Janeiro 1997


Acho que este foi um dos piores invernos que peguei na Europa. Pegamos uma tempestade de neve na França e ficamos presos no carro por, se não me engano, 11 horas....50 kms em 11 horas e depois não tinha nenhum hotel para descansar, deram prioridade para as famílias com crianças, evidentemente. Ainda me lembro que estava com as lentes de contato que foram direto dos meus olhos para o lixo. Foi uma aventura. Uma aventura bastante fria.

Mais fotos de minhas viagens

........

Plebiscito em Portugal em campanha acirrada

Embora a lei que determinou o plebiscito proíba a participação de autoridades eclesiásticas na campanha, a Igreja Católica está em franca atividade pelo não, recorrendo, inclusive, a artifícios proibidos, como envio de mensagens SMS pelo celular, tentativa de influenciar o voto de jovens alunos de escolas religiosas e vigílias em paróquias na véspera da votação. Ao todo, o “Em movimento pelo Sim” apresentou seis queixas contra a campanha “Não obrigada”

O plebiscito é neste dia 11. Eu, se estivesse em Portugal (e fosse portuguesa, claro!) não teria dúvidas, votaria pela despenalização. A pergunta que os portugueses devem responder é esta: “Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas dez primeiras semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?” Que eu saiba, o fato de permitir que outra mulher opte pela interrupção da gravidez não me obriga a fazê-lo, então que direito eu teria de interferir na vida dessa pessoa, de tornar o seu ato criminoso caso ela precise recorrer ao aborto. Não é preciso ser a 'favor' do aborto, basta ser favor da despenalização, é isso que quero dizer e acho revoltante o papel da igreja nisso tudo. Nem sei se me fiz entender...enfim, sou a favor da escolha.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Tchekov

Anton Pavlovich Chekhov
médico e escritor russo nasceu na cidade de Taganrog em 1860 e morreu de tuberculose em 1904. Era neto de um servo que comprou a sua liberdade. Sobre sua infância o autor expressa-se da seguinte maneira em uma carta ao irmão: "Filho de um servo, ... servente de loja, cantor na igreja, estudante do liceu e da Universidade, educado para a reverência de superiores e para beijos de mão, para se curvar perante os pensamentos alheios, para a gratidão por qualquer pequeno pedaço de pão, muitas vezes sovado, indo à escola sem galochas".
Continua no Rosebud
.....

Engraçado ou Trágico?

Uma amiga que também é professora de línguas ouviu o seguinte:
"Você só dá aulas de inglês ou trabalha também?"
Tragicômigo, não é?
.....
Anton Chekov - RoseLivros
....

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Interdiction de fumer

Desde o dia primeiro de fevereiro está proibido fumar em locais públicos na França e a partir de 2008 fica proibido fumar também em restaurantes, cafés....
Contrariamente ao que se pensava, li ontem no Le Monde, não há uma grande oposição à nova lei, mesmo uma parcela dos fumantes a aceita porque o desejo deles é parar de fumar.
Na Irlanda, quando estas medidas foram adotadas, previa-se o fim do mundo, ou pelo menos o fim dos pubs...pois nada findou e o ar ficou mais respirável.
....
Anton Chekov Dover Publications, Inc, NY - RoseLivros

Um beijo de Colombina

Lendo....
Ainda estou no começo, ou melhor, acho que já estou chegando na metade, o livro é bem pequeno. A base do livro são os poemas de Manuel Bandeira. Interessante como idéia, gosto da execução também. Vou lá continuar a leitura. Se a noite for longa termino hoje, mas prefiro que não seja, quero dormir....dormir...dormir.
.......
ps: Terminei Um beijo de Colombina, recomendo. Bom, pelo menos para aqueles que têm um gosto mais ou menos parecido com o meu.
......
A literatura de ficção morreu?
Five Great Short Stories.
.....

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Itália

Isola d'Elba


Não consigo me lembrar se fizemos esta viagem em 2003 ou 2004. Quase certeza que foi em 2003. Tenho algumas anotações, mas, cúmulo da burrice, não anotei o ano. Numa sexta-feira, 06 de junho chegamos a Milão, nem fomos à cidade. Eu já a conhecia de uma viagem que fiz com minha irmã em 95, foi, na verdade, uma parada do trem que aproveitamos. Passamos ali um dia, tempo de ver a catedral e um museu ou outro. Foi a minha primeira cidade da Itália, mas a que valeu mesmo, neste ano, foi Florença.

Então, desta vez, Milão era mais que nunca, uma passagem, alugamos um carro e seguimos até Parma onde jantamos e dormimos depois do presunto de Parma, queijo parmesão e etc. À noite andamos um pouco pela cidade e me lembro das sandálias (chinelas) caras nas vitrines, 147 euros, mais de 400 reais. Uh ! Além das sandálias caras havia também monumentos bonitos. Parma é a província onde nasceu Giuseppe Verdi, mais especificamente em Roncole di Busseto. A Itália tem lugares com nomes tão bonitos quanto esse Busseto ou ainda Grosseto
No dia seguinte pela manhã fomos para Siena que eu achei linda. Para visitar a catedral tive que me cobrir com uma túnica que contradizia tudo o que já se ouviu sobre a elegância dos italianos, feita de um papel-tecido, a túnica sapecava muito e abreviou a visita à bonita igreja toda feita em mármore – detalhes em branco e preto.
E fazia calor. E o sorvete italiano é muito bom.

No final da tarde seguimos para Piombino. Ouvi no rádio que o papa Giovanni Paolo II estava na Croácia. Ele nunca está na Itália quando eu venho. Perché?

Sem rumo pré-definido, em Piombino tomamos um barco (la nave) para a Isola d´Elba – a ilha do exílio de Napoleão. A ilha é linda. Não tínhamos reservado nada e aceitamos o primeiro quarto que achamos livre por medo de ter que dormir no carro. O hotel era simples, mas bonito e aconchegante. Vista para o mar? Só da janelinha do banheiro, mas o bar ficava aberto até a hora que a gente agüentasse (era preciso guerrear com os pernilongos but...)e dava para o mar. Ali fotografei este pôr-do-sol com um barquinho à direita e perdi um pássaro à esquerda enquanto tentava achar o foco. O quadro ficou incompleto, ainda assim gostei da foto.

À noite, no bar, tomei um expresso e tive uma noite longa e branca: gemidos da vizinha alemã, berros do gato, carro chegando, pernilongos…. Mas, por incrível que pareça, apesar da noite mal dormida tive energia suficiente para visitar a ilha de Napô. E subimos e descemos e subimos e descemos e arrebentei a minha sandália brasileira. Felizmente tinha um par de tênis no carro e P.,muito gentilmente, foi buscá-los para mim enquanto eu esperava numa das escadas ao lado de um bar que tocava sem parar músicas de Jorge Ben. Mais tarde, no rádio, escutei também ´Os Tribalistas` e ….Roberto Carlos cantando uma música feia que eu nunca tinha ouvido antes. Alugamos também um barco para dar uma volta pela ilha. Muitas mulheres com as peitanças de fora. Esse foi o dia 08.

No dia 09 tomamos o Ferry e deixamos a ilha. Fomos para Pisa e vi as torres pela primeira vez. Depois seguimos para Milão passando por Spezia e em frente ao ospedale civile tomamos, no café Bebo´s, o pior expresso da Itália.

Chegamos, enfim a Milão e, de novo, não fomos à cidade, procuramos um hotel perto do aeroporto porque tínhamos que voltar muito cedo. Ciao Itália!
.......
"Un mito cuenta que el archipiélago Toscano surgió cuando la Venus Tirrénica emergió de las aguas del Mar Tirreno y rompió una diadema de perlas que llevaba en su cabeza. De la caída de esas perlas surgieron en el mar las siete islas que componen el archipiélago: Elba, Giglio, Capraia, Giannutri, Gorgona, Montecristo y Pianosa."
........

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Dicionário Crítico de Escritoras Brasileiras

Esse foi um prêmio (um dos muitos) que recebi do projeto Leia Livro por uma resenha. É um projeto maravilhoso, quem não conhece precisa conhecer, já falei dele aqui antes...insisto, afinal não é todo dia que recebo um 'livrão' destes por uma resenha.

Veja aqui como funciona:
O Leia Livro é uma comunidade de leitores - saiba como participar. As melhores indicações de leitura publicadas no site se tornam boletins transmitidos diariamente por nove rádios em todo o país. Cada resenha que render boletim vale um livro novo que você escolhe e recebe pelo Correio. Os livros são doados por editoras conceituadas como Companhia das Letras, Record, Martins Fontes, Conrad, entre muitas outras. Essas editoras nos dão seus lançamentos para aumentar as possibilidades de que eles sejam difundidos pelo rádio. E além de receber o prêmio, você ainda faz uma boa ação estimulando o hábito da leitura.