quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Mário de Andrade

No dia 9 de outubro de 1893 nasceu Mário Raul de Moraes Andrade na cidade de São Paulo. E morreu também em São Paulo no dia 25 de fevereiro de 1945.

Na universidade eu tive que ler Mário de Andrade, claro, mas a professora de literatura brasileira era tão insuportável e preguiçosa que não devo a ela nada do que sei e do que apreendi de Mário de Andrade. E na verdade não foi muito, fiz as leituras que a maioria fez, Macunaíma, Amar, verbo intransitivo, Paulicéia Desvairada...acho que este último foi só na Letras mesmo. Eu reli o Prefácio interessantíssimo quando viva nos Estados Unidos, 2001, talvez. Encontrei o livro na biblioteca do meu bairro, em Atlanta. Achei interessante dar de cara com o livro ali tão longe de tudo, quer dizer, do Brasil, de Macunaíma, de Macabéia...Não, de Macabéia, na verdade a gente é meio Macabéia quando é imigrante.
E num dia 25 de fevereiro faleceu Mário de Andrade, um dos nossos melhores autores.
...
Eu sou um escritor difícil
Que a muita gente enquisila,
Porém essa culpa é fácil
De se acabar de uma vez:
E só tirar a cortina
Que entra luz nesta escuridez.
Mário de Andrade.

Nenhum comentário: