terça-feira, 7 de outubro de 2008

"Se Obama perder será pela cor da sua pele", diz escritor americano Paul Auster

Segundo o escritor, "os europeus não sabem do calibre da pressão à qual (Obama) está sujeito nos EUA, pois ser o primeiro candidato negro à Presidência é uma carga colossal, exige que não cometa nenhum erro e que seja praticamente perfeito e, de fato, ele soube manter a cabeça fria, não deu um passo em falso nem perdeu a postura".
Caso Obama perca as eleições, diz Auster, "será pela cor de sua pele".

"Acho impossível medir até que ponto os EUA são um país racista, mas em condições normais, com um candidato branco, após uma administração fracassada pelos republicanos e a terrível Presidência de (o chefe de Estado americano, George W.) Bush ninguém duvida que os democratas ganhariam", acrescentou.
O escritor percebe os EUA como "um país dividido, que disputa uma guerra civil sem balas, mas com palavras e com idéias neste momento. Isto deixa pouca base comum, até o ponto de parecer que há dois ou inclusive mais países".
Auster considera difícil poder conversar com os 44% dos americanos que não acreditam na teoria da evolução de Darwin e que ainda crêem que o mundo foi criado em seis dias.
"Caso extrapolemos este caso em outros 500 temas que nos afetam, é claro que não conseguiremos nos comunicar", declarou.
...

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi, linkei pra chegar aqui atraves de outro blog. Dei de cara com esse post da FOLHA. Na verdade a coisa nao e bem assim, quantas especulacoes. Grande parte da populacao americana e crista..nao sei quem eseles entrevistaram. Apesar da guerra, a administracao do Bush nao foi um fracasso. Isso e que os adversarios querem que o mundo pense dessa forma. Obama tem seus eleitores brancos sim. MAs Como nao se vota pela cor, nao se pode dizer que os brancos que nao votarem nele sao racistas. Gostaria muito que as reportagens fossem menos supoerficiais e as pessoas pudessem divulgar tudo o que se passa nessa campanha, comecando pelo plano administrativo de cada um.
So pra opnar, nada pessoal.
bjao proce!

Anônimo disse...

Ai....nao posso me calar...desculpa pela invasao...mas seria muito legal que a Folha colocasse uma reportagem com uma opniao crista. Racista, bairrista e preconceituosa foi essa reportagem e a forma com a qual eles tratam os cristaos quando diz:...que ainda creem que o mndo foi criando em 6 dias....
Triste!
gabi

Anônimo disse...

Ah esqueci de falar outra coisa.
Obama e cristao e acredita na teoria criacionista.

Alexandre Kovacs disse...

Desculpe o comentário fora do contexto, mas amanhã sai o resultado do Nobel de Literatura e convido vocês a visitarem o meu mundo para deixar um palpite baseado na lista dos mais "prováveis.

Sonia Sant'Anna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sonia Sant'Anna disse...

Bom, nem dá pra fazer um comentário, né?
Era o que eu dizia no comentário que deletei porque havia digitado tudo errado. Ai dislexia...