sexta-feira, 21 de março de 2008

Touradas


Touradas

A primeira e única vez que vi uma tourada foi em Barcelona, em 1968, em companhia de João Cabral de Melo Neto. Fiquei horrizado. Uma covardia, disse eu a João, que me respondeu: "Nada disso. A tourada é a afirmação da inteligência sobre a força bruta". Retruquei que a força bruta era a do toureiro, armado de espada para matar um bicho estonteado, depois de passar vários dias no escuro. E tudo isso para as pessoas se divertirem (!?). O jornal de hoje, dia 7 de abril, informa que o Conselho Municipal de Barcelona aprovou uma moção condenando as touradas. Com isto, elas não estarão proibidas na cidade mas de qualquer modo é um primeiro passo para que o sejam um dia, que espero não tardar. A tradição das touradas é milenar mas nem tudo o que é tradição deve ser considerado bom. Esta é uma tradição.

Ferreira Gullar

....................

Este texto eu encontrei no Portal Literal, já é meio antigo. Nem preciso dizer que concordo com Ferreira Gullar. Acho que a gente tem sim que questionar algumas tradições, muitas tradições deviam ser questionadas, na verdade. As que levam a maltrato de animais e à subserviência da mulher ou qualquer ser humano, por exemplo.


6 comentários:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the MP3 e MP4, I hope you enjoy. The address is http://mp3-mp4-brasil.blogspot.com. A hug.

Alexandre Kovacs disse...

Leila, concordo plenamente que esta é uma tradição estúpida que bem poderia acabar imediatamente.

Gostei muito da imagem que você postou e acabei descobrindo ser do ilustrador Lowell Herrero que e não conhecia (vale a visita a sua página, é só buscar no google).

JAM disse...

amo a espanha, já fui algumas vezes lá, mas jamais tive coragem de assistir a uma tourada...acho tremendamente sangrento, entao, seria inviável para mim assistir...fui vegetariana durante mais de 5 anos (exatamente pelo maltrato que o boi e os outros animais sofrem ao serem abatidos)...

por outro lado, analisando que minha visao é antropocêntrica, vejo que elas (as touradas) fazem parte da cultura da espanha...representa a espanha...e como pensar espanha sem touradas? sei que é um polêmico...mas temos que pensar nos dois lados...

Anônimo disse...

Pois é, mas não precisamos ir tão longe... este fim de semana em Florianópolis, acompanhamos o combate acerca da farra do boi que ocorre em Governador Celso Ramos na época de Páscoa. Outra estupidez que o urgir dos tempos modernos não cessou pelo trópico de cá!

Anônimo disse...

de acordo, é isto mesmo, tradições tb devem ser questionadas
bjs Laura

Anônimo disse...

porque nao fazer um blog sobre a belgica com tudo nessesario tradiçoes, curosidades etc.
tambem fazer sobre as suas cidades