quarta-feira, 16 de maio de 2007

Turista em Bruxelas

Hoje fui à Grand Place e tirei muitas, muitas fotos, só nao consegui passar para o computador ainda. Ficaram boas. Parece. A Grand Place e arredores continua linda, mas alguns cantos de Bruxelas estao muito feinhos. Uma pessoa me disse no Brasil 'Você vai para a Bélgica, dizem que a Bélgica é um cartao postal'. Ih, nao é bem assim, infelizmente. Se você passar com turista, correr a Grand Place, as cidades de Bruges, Antuérpia, Gand....é possivel ver imagens de cartao postal e voltar encantado. Se a gente adentrar um pouco mais, a coisa muda de figura. Na verdade isso vale para quase todos os lugares. Até Paris tem seus cantinhos feios, Londres entao, nem se fala. Ainda assim sao lugares com muitos encantos.
....
Ontem eu estava saindo de uma livraria, no centro da cidade e três pessoas, uma moça e dois rapazes africanos ou de origem africana, conversavam. Ele disse algo assim: '...porque você nao gosta dos franceses.' Ela respondeu: 'Nao é que eu nao goste dos franceses, les français c'est la merde'. Eu fiquei pensando se a frase fosse dita por um francês e no lugar de franceses fosse colocado 'os africanos'.
....

3 comentários:

Unknown disse...

Até na belezaria há feiúra, depende de nosso olhar.
Preconceito não tem gênero nem etnia, até mesmo este pessoal que exerce o patrulhismo ideológico do politicamente correto tem muito preconceito.
Em Agreste eu lhe fiz uma pergunta, não foi sobre o bebê nem sobre seus reencontros com a vida e viventes de Bruxelas.

Anônimo disse...

Cantos escusos e feios você acha em qualquer lugar, o que vale mesmo é o conjunto da obra. :)

Beth Blue disse...

Você morou na Bélgica! Pois eu moro há 16 anos na Holanda, mais precisamente em Amsterdã.

E aqui não apenas tem lugares feios (e até bairros perigosos) como tem pobreza também. Claro que o turista só vê o cartão postal, as tulipas e Van Goghs. Só quem mora na cidade, consegue vê-la como realmente é. Como você bem descreveu neste post.