George Sand é o pseudônimo de Amandine Aurore Lucile Dupin, baronesa Dudevant, escritora francesa que passou por poucas e boas. Nasceu em Paris em julho 1804 e morreu em junho de 1876. Conheço mais da vida dela do que da obra que nunca instigou muito minha curiosidade. Quem sabe um dia....
Da vida dela a maioria sabe um pouco através de filmes ou através das ligações amorosas com outros artistas e escritores. Ela foi amante de Alfred de Musset, Honoré de Balzac, Liszt e Chopin, o 'affair' mais conhecido de todos por causa de um filme (não me lembro do título). Além destes teve também relação com pelo menos uma mulher.
Baudelaire a detestava, dizia dela que era estúpida e feia como o diabo. Teve uma época que ela decidiu se vestir como um homem por ser mais 'barato' e porque isso a permitia frequentar lugares mais interessantes que aqueles onde ia vestida de 'mulherzinha'.
...
3 comentários:
eu nunca tinha ouvido falar dela. que tipo de livros ela escrevia?
adoro mulheres que eram a frente do seu tempo.
E você diz que é em Agreste que se aprende alguma coisa. :0)
O filme é À Noite Sonhamos" com Merle Oberon como Geeorge Sand e Cornel Wild como Chopin além de Paul Muni como seu preceptor
Há outro filme, é "Impromptu - Paixões Secretas de Uma Mulher" produzido na Inglaterra em 1991, realização de James Lapine com Judy Davis (G Sand) Hugh Grant(Chopin), Julian Sandes (Liszt)Ralf Bronw (Delacroix)Mandin Patikin ( A de Musset)
Postar um comentário