quarta-feira, 9 de junho de 2010

Marguerite Yourcenar

Foi aniversário de M. Yourcenar dia 08 de junho, deixei passar...uma das minhas escritoras favoritas, este ano li alguns livros dela: Le Coup de Grâce (Golpe de Misericórdia), Alexis ou le Traité du vain combat, a biografia (que eu tinha começado no ano passado), reli L'Oeuvre au Noir (A Obra em Negro) e agora quero reler Mémoires d'Hadrien, só não reli ainda porque não tenho o livro aqui em francês, a primeira vez li em português, há muitos anos.

Marguerite Yourcenar nasceu no dia 08 de junho de 1903 e morreu no dia 17 de dezembro de 1987, ao que parece nunca botou os pés numa escola, foi educada em casa, era uma mulher muita culta (alguns diziam que até demais), a mãe morreu logo depois que ela nasceu de modo que a figura materna nunca existiu na vida dela e o pai era um homem meio maluco, mas que lhe ensinou muito e sempre a encorajou a seguir com a 'vida de escritora'.

Yourcenar é um anagrama de Crayencour, seu nome verdadeiro. Ela nasceu em Bruxelas, na Avenue Louise, uma avenida que conheço como a palma da minha mão, é onde fica também a embaixada do Brasil, mas a casa não existe mais.

.....

Um comentário:

Unknown disse...

Que pena que está em cima da hora e acho que nao dá mais para encomendar e receber aqui. O meu marido vai viajar no domingo e passar um dia em Curitiba na semana que vem e poderia levar para você.
Acredita que que nunca li nada dela? E não foi por falta de oportunidade.
abraço,