domingo, 18 de abril de 2010

Cuidado com o peso e a forma

Este é o título de um interessante artigo do Contardo Calligaris que pode ser lido no Oriente-se. A ideia defendida pelo autor é exatamente o contrário do que vou contar aqui, segundo ele quanto menos as pessoas têm controle sobre a vida, mais elas tentam controlar o próprio corpo, em princípio, seria mais fácil.
Há alguns anos uma amiga teve uma experiência bizarra numa escola particular onde ensinava, uma reunião tinha sido marcada, ela entra na sala de reuniões e só vê os professores 'mais cheinhos', que é também o caso da minha amiga. A reunião era justamente sobre 'peso', controle de peso, minha amiga disse que os professores mal podiam acreditar no que estavam ouvindo, mas a diretora dizia, resumindo, que aqueles professores não tinham controle nem sobre o próprio corpo, como esperavam controlar uma turma? Imaginem o constrangimento. Enfim, de acordo com Calligaris a diretora estava completamente equivocada, além de ser uma péssima educadora.
....

3 comentários:

Cláudia disse...

difícil generalizar essa questão...cada um tem um jeito, né.. e eu arrisco dizer que quem controla o peso e a forma tem isso como hábito , não importa MUITO a fase.
Acho que a valorização enraizada do bem estar, da saúde (e estética também) , contam mais que o estado de espírito ou a fase boa ou ruim da vida.
abraços,Leila!!!
gostei de conhecer o " oriente-se"
valeu a dica!

Allan Robert P. J. disse...

Confesso não entender muito essa obsessão pela forma perfeita. Um corpo em forma é mais saudável que um corpo fora de forma, mas a busca pela forma perfeita não me convence. Somos o resultado da nossa sociedade, e a nossa sociedade evoluiu mais depressa que a capacidade dos nossos enzimas em se adaptar. Paciência.
Depois, tudo nessa vida é tão efêmera que acho mais importante canalizar as minhas energias em coisas mais importantes. Como um bom vinho, boa companhia e um bom queijo. :)

Adeline disse...

Oh la la... Quelle est cette idée saugrenue? A en croire la directrice de cette école, les mauvais professeurs sont les plus gros et les meilleurs sont les plus minces?
Je suis donc une mauvaise prof...?