quarta-feira, 14 de abril de 2010

Os romances que ninguém deve morrer sem ler

De acordo com

Harold Bloom


O crítico Harold Bloom selecionou apenas dez títulos


A cartuxa de Parma – Stendhal

Emma – Jane Austen

Grandes esperanças – Charles Dickens

Crime e castigo – Dostoievski

Retrato de uma senhora – Henry James

Em busca do tempo perdido – Marcel Proust

A montanha mágica – Thomas Mann

Moby Dick – Herman Melville

Enquanto agonizo – William Faulkner

O leilão do lote 49 – Thomas Pynchon


Fonte: Revista Época

...

Estou, neste momento, lendo A Montanha Mágica, mas não por causa da lista do Bloom (por causa da minha própria lista), é um livro que eu queria ler há tempo. O engraçado é que li em mais de um lugar que A Montanha Mágica não é a obra mais importante de Mann, mas foi a única dele que o H. Bloom colocou na lista. Será que ele não leu os outros? Brincadeira....

Um comentário:

Laura_Diz disse...

tb não li 'a montanha mágica'- desta lista só 3- tô maus :)
o pior é q não tenho conseguido ler- ando dispersa demais- faço mil coisas ao mesmo tempo-e não leio, só na piscina- não na água, né?:)
lá leio o 'Fragments...' do Barthes em fr. e tiro as dúvidas no vol em port. Adoro este livro.
bjs qrda, Laura
Ah! coloquei link seu no twitter p o post do silicone, vamos ver se vêm ler. tenho mtos seguidores lá.