quinta-feira, 3 de abril de 2008

GEN - Pés descalços

Keiji Nakazawa, Conrad.

Li esses dias os 4 volumes de GEN - Pés descalços. É muito bom, vi em algum blog que uma professora de história estava indicando para os alunos, para que entendessem melhor o que aconteceu em Hiroshima. Achei excelente a idéia, o livro é, em certo sentido, meio didático mesmo, ou se presta a isso. O autor viveu aquele drama, perdeu o pai, irmã, irmão por causa da bomba e, por mais que tenha evitado abordar o assunto em seu trabalho chegou um momento em que ele sentiu necessidade de contar a sua versão. E que versão! É um livro impressionante, com imagens impressionantes, tristes, macabras, mas é um livro pleno de humor e esperança também. Pensar que até outro dia eu não o conhecia, um amigo 'de leituras' me emprestou os 4 volumes e eu os devorei. Um dos volumes tem prefácio de Art Spiegelman, autor de MAUS, outra HQ que eu (e muita gente) adoro.

"Gen é uma dessas raras histórias em quadrinhos que realmente conseguem realizar a mágica: traços em papel que adquirem vida" (Spiegelman)

Mais aqui.

...

"A bomba que destruiu Hiroshima era de urânio. Em Nagasaki, eles testaram a de plutônio. Eram bombas sujas. Na década de 1950, houve o teste da bomba de hidrogênio. As pessoas pensam que a bomba nuclear é uma bomba, mas não é. É uma reação em cadeia. Havia um planejamento para uma bomba de cobalto, mas eles acabaram desistindo porque ninguém podia prever até onde essa reação em cadeia iria."

Paulo Francis

Nenhum comentário: