domingo, 23 de setembro de 2007

Banana Yoshimoto

Banana Yoshimoto nasceu em Tokyo no dia 24 de julho de 1964. Seu nome verdadeiro é Yoshimoto Maiko e escolheu este pseudônimo porque gostou da sonoridade. Seu pai, Yoshimoto Takaaki, é crítico literário, logo, Banana esteve, desde muito cedo, ligada ao mundo da literatura. Ela estudou artes e literatura na universida Nihon e ganhou seu primeiro prêmio literário em 1986 com sua novela "Moonlight Shadow". Em 1987, Banana escreveu a novela que a tornou mundialmente famosa, "Kitchen" que foi ganhadora do Kaien Magazine New Writer, um prêmio concedido a novos escritores.
....
Dur, Dur. Resenha minha no RoseLivros.
...
E também na RoseLivros:
Nobel 2006 - Pamuk destrincha a arte de escrever.

2 comentários:

Alexandre Kovacs disse...

Leila, acho fantástico o seu conhecimento e inclinação para a literatura oriental. O problema é que não consigo me manter atualizado nem com os ocidentais e lá vem você com uma nova opção...

Assim não há orçamento que resista! De qualquer forma, parabéns pelo seu trabalho de divulgação (divulgar Orhan Pamuk é fácil, mas Banana Yoshimoto não é para qualquer blog).

Unknown disse...

Você é uma especialista em literatura oriental. O vale-presente é uma boa opção para dar presente a quem gosta de livros, pois não há o risco de se dar um livro que o presenteado já tenha, a única coisa meio chata é que parece que a gente dá dinheiro, o que beira a grosseria. Flora prefere receber o vale a receber o próprio livro.