domingo, 26 de novembro de 2006

Olhos


Meus olhos e as Moscas volantes

“Moscas Volantes, ou muscae volitantes (Latim: "moscas esvoaçantes"), são fenômenos entópticos caracterizados por formas semelhantes a sombras que aparecem sozinhas ou junto com muitas outras no campo visual do indivíduo. Eles podem ter a forma de pontos, linhas, ou fragmentos de teias de aranhas, que flutuam vagarosamente em frente aos olhos.”
Eu nunca tinha ouvido falar disso na minha vida e eis que, há uma semana eu estava conversando com alguém quando de repente senti a presença de algo no meu campo visual, esfreguei os olhos, eu estava com minhas lentes de contato, poderia ser uma poeirinha, um fio minúsculo, quem usa lente sabe que tudo incomoda. Não saía dali a tal coisa. Tirei as lentes e botei os óculos, os tais pontinhos continuavam ali. Pensei que talvez as lentes tivessem machucado um pouco meu olho, embora eu não estivesse sentindo nada. Decidi esperar até o dia seguinte. Acordei e tudo estava do mesmo jeito. Então decidi que precisava de um oftalmologista. Ele me examinou por bastante tempo e disse que o que eu tinha era um problema no ‘vítreo’ e soltou a palavra ‘teia de aranha’. Ainda vou fazer outros exames, mas vim aqui na internet procurar informações com estes poucos dados de que dispunha. Li tudo o que achei em português e inglês...parece que é isso mesmo que eu tenho, os pontinhos, ou teinhas ou ‘moscas esvoaçantes’. De quebra descobri que o míope tem uma predisposição ao descolamento da retina. Aviso aos navegantes míopes, exame todo ano.

“As moscas volantes estão suspensas no humor vítreo, o fluido viscoso ou gel que preenche o olho.” Curioso o nome, curiosa a coisa. Esse ‘humor vítreo’ eu achei até bonito.

Ao que parece eu vou me acostumar com essa ‘sombrinha’ sempre aqui, logo vou saber mais.

As informações que colei aqui foram retiradas do Wikipedia.
.......
"O livro "And Tango makes three" é baseado na história real de dois pingüins machos do zoológico do Central Park, em Nova York, que criam um filhote de um ovo fertilizado. As aves fizeram um ninho, chocaram o ovo por 34 dias e formaram uma família com o bebezinho Tango.A história dos pingüins, que já serviu de piada num episódio da série Will and Grace, virou livro infantil, que não foi bem recebido na cidade de Shiloh, nos Estados Unidos. Muitos pais estão aborrecidos com o acesso do livro aos filhos, e com a relutância dos administradores das escolas em restringir sua circulação." (Continua...)
......

4 comentários:

Anônimo disse...

Leila eu também sou míope e já tive estas sombras voadoras nos olhos. Não tenho mais. Vai que as suas também somem como tempo. Bjs,

Anônimo disse...

Leila, eu também sou míope e já vi as tais "moscas" uma vez, mas elas logo voaram para fora do meu campo de visão, e nunca mais retornaram. Eu desconhecia essa história de descolamento de retina, mas agora vou ficar alerta (se bem que meu grau é mínimo).

Quanto à história do livro infantil "And Tango makes three" não me espanto muito sobre o acontecido: as pessoas ainda são muito preconceituosas e vêem sempre apenas o que querem ver. Uma pena.

p.s. caso não se lembre de mim, sou amigo da Sonia, do Contando Causos (e de vez em quando publico resenhas no Rosebud Livros).

Anônimo disse...

Eu vivo espantando mosquitinhos imaginários que teimam em passear por meu campo visual.
Quanto preconceito, meu Deus!

Anônimo disse...

So fui confirmar, mas esse problema normalmente vem como efeito de algumas medicacoes. Avise ao seu oftalmo se e quais remedios esta tomando. Se bem me lembro, continuar usando lentes pode agravar o problema. Take care