sábado, 26 de agosto de 2006

Pintores belgas: Magritte


René François Ghislain Magritte nasceu em em Lessines, Bélgica, em 21 de novembro de 1898 e morreu em 1967. Sua mãe suicidou-se em 1912 e, ao que parece, parte do trabalho de Magritte é marcado pela imagem do corpo da mãe sendo resgatado do rio Sambre, onde se afogara.

Ele estudou em Bruxelas na Académie Royale des Beaux-Arts. Mais tarde mudou-se para Paris onde tornou-se amigo de André Breton e aproximou-se do grupo surrealista.
A coleção mais importante de Magritte se encontra no Musées Royaux de Beaux-Arts de Belgique. Existe também, em Bruxelas, um Musée Magritte que é a casa onde viveu o pintor e sua mulher, Georgette por mais de 24 anos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Nâo conhecia o pintor, obrigado, pela dica!!

Anônimo disse...

Leila, ainda não vi as críticas sobre o filme. Eu entrei no site do projeto para ver se poderia participar ajudando nas oficinas, ou fazendo algo aqui no Brasil, mas não é possível, a não ser como doador. Eu fiquei impressionada com o documentário. Acho que todo mundo fica.
E você? Está bem?

JAM disse...

sempre quis saber onde tinha pinturas dele. agora vou visitar realmente...vivo em antwerpen e só para confirmar, o museu que você fala é aquele grande em frente a central estaçao de bruxelas? obrigada.

Laura_Diz disse...

Estou gostando de ver que está diversificando mais e assim posta mais, não é? bjs laura