quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Dez falsos motivos para não votar na Dilma



Tenho alguns amigos que não pretendem votar na Dilma, um ou outro até diz que vai votar no Serra. Espero que sigam sendo meus amigos. Política, como ensina André Comte-Sponville, supõe conflitos: “A política nos reúne nos opondo: ela nos opõe sobre a melhor maneira de nos reunir”.

Leio diariamente o noticiário político e ainda não encontrei bons argumentos para votar no Serra, uma candidatura que cada vez mais assume seu caráter conservador. Serra representa o grupo político que governou o Brasil antes do Lula, com desempenho, sob qualquer critério, muito inferior ao do governo petista, a comparação chega a ser enfadonha, vai lá para o pé da página, quem quiser que leia. (1)

Ouvi alguns argumentos razoáveis para votar em Marina, como incluir a sustentabilidade na agenda do desenvolvimento. Marina foi ministra do Lula por sete anos e parece ser uma boa pessoa, uma batalhadora das causas ambientalistas. Tem, no entanto (na minha opinião) o inconveniente de fazer parte de uma igreja bastante rígida, o que me faz temer sobre a capacidade que teria um eventual governo comandado por ela de avançar em questões fundamentais como os direitos dos homossexuais, a descriminalização do aborto ou as pesquisas envolvendo as células tronco.

Ouço e leio alguns argumentos para não votar em Dilma, argumentos que me parecem inconsistentes, distorcidos, precários ou simplesmente falsos. Passo a analisar os dez mais freqüentes.

Para continuar clique aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Todos motivos que tive para votar no PT inexistem desde que ele se tornou governo.
No poder, Lula fez tudo que disse que jamais faria e nada do que disse que faria.
Desacredito em promessas de quem não cumpriu o que prometeu.

Convivo com diferenças e divergências, tenho amigos de todos credos, todas paixões clubísticas e todas opiniões políticas.

Para mim, muito mais importante do que fazer novas amizades é conservar as antigas.
Há muito somos amigos e espero que continuemos.
Beijos
Manoel Carlos