domingo, 14 de junho de 2009

A Teus pés

Reli estes dias o livro de Ana Cristina César, A Teus pés

é bem pequeno no formato e também no número de páginas, pouco mais de 100. Gosto muito de alguns textos, outros me tocam menos, ou não entendendo, sei lá. Um dos meus preferidos é este:

Olho muito tempo o corpo de um poema
até perder de vista o que não seja corpo
e sentir separado dentre os dentes
um filete de sangue
nas gengivas.


Mas há outros, mais longos e que me dá preguiça de digitar agora. Foi interessante reler este livro pelo que ele oferece, entretanto, fora da leitura, o que me ocorreu foi uma reflexão sobre este volume que está aqui comigo. Ele me foi oferecido por uma antiga colega de trabalho, éramos amigas também...estávamos tentando uma amizade, acho. Faz muito tempo já. Mas o livro não me foi oferecido assim como um presente ‘normal’, na verdade ela tinha recebido de presente de uma ex amiga e, como tinham se desentendido feio ela não quis conservar o livro, repassou. Ainda tem aqui a dedicatória que a ex amiga escreveu para ela, um texto ingênuo, mal escrito, mas com ar de sinceridade, de admiração pela pessoa a quem está oferecendo o livro.

Minha amiga e eu nos desentendemos também no final das contas, isso deve ter sido lá pelo ano de 1996, nunca mais nos falamos, eu voltei para a Europa com (licença, Roberto Carlos) ‘a cabeça cheia de problemas’ (não por causa dela, problemas maiores) e me voilà, tantos anos depois percebo que pouco pensei no assunto. O livro eu não repassei. Nossa amizade não tinha se solidificado, é verdade. É estranho pensar no caminho de um livro, não é?

....

Gostaria de agradecer muitíssimo a uma leitora, Tati, que deixou um comentário no post sobre E o Vento levou sugerindo que eu virasse o DVD para ver o restante do fime. Nem imaginava que existisse isso de virar dvd, queimei meus neurônios tentando descobrir onde estaria a outra metade daquele filme. Que vergonha! Obrigada mesmo.


Agradeço também a Sônia que, mesmo tendo deixado o blog dela de lado, sempre passa por aqui e deixa comentários simpáticos, lê meus contos no outro blog, comenta aqui. É muita gentileza.


Agradeço a todos os que acompanham o meu blog, alguns não têm blog e não posso retribuir, os outros eu tento visitar e comentar na medida do possível. Há blogs que acompanho há anos e talvez eu nunca encontre as pessoas por detrás deles. É estranho quando se pensa.

...

Dentro de alguns dias vou para a Europa por um mês e pouco, como já disse aqui antes, vou fazer um curso para professores de Francês em Vichy, vou visitar a minha amiga (aquela com quem fui para o Chile) no Sul da França, minha irmã em Bruxelas, talvez um amigo em Barcelona porque está bem pertinho do Sul da França. Ainda estou decidindo, só decido na última hora. Enquanto isso muitas coisinhas chatas para resolver por aqui...

...

5 comentários:

Laura_Diz disse...

Que delícia viajar- aproveite bem, tem umbelo roteiro ai.
E, cá entre nós, que ninguém nos leia, acho que meu irmão disse aquilo porque aqui há mta concorrência- faltam homens, é verdade- eles vão p o sudeste, sul, vc sabe. Há exesso de progesterona por aqui :) hihihi
ai ai ainda bem que estou ficando velha, não sou mais jovem-agora é lucro. :)
bj Laura
e boa viagem, vá com os deuses.

Barros (RBA) disse...

Já li tantas críticas boas a respeito de Ana Cristina César, que comecei a criar interesse.

Tudo de bom pra você em sua viagem. Aproveite bastante porque a vida é curta.
Abraços

Unknown disse...

Ola Leila, no momento nao estamos em casa, mas a partir do dia 30 de junho estaremos de novo na Alemanha. Se for passar por perto entre em contato para nos visitar. Eu ja li este livro ha uns seculos atras. Ainda tem a estorinha do rei com as tripas na mao? Isto me impressionou muito.
bjs

Tati disse...

Sul da França | Bruxellas | Barcelona | Europa por 1 mês. Só coisas que me interessam!

De nada, Leila! Et bon voyage!

Polly Etienne disse...

que coisa curiosa este livro estar relacionado 2vezes a laços cortados:( boa viagem Leila, aproveite!!!! bjs