sábado, 6 de outubro de 2007

Leitura: CORES PROIBIDAS

Estou lendo este Cores Proibidas de Mishima, o mesmo autor de Confissões de uma máscara. O mesmo mesmo? Custo a acreditar, a não ser que o tradutor aqui seja realmente um traidor. Já avancei umas boas páginas e este Cores proibidas ainda está uma chatice. Pensei até em desistir, peguei outro livro, Baudolino, comecei a ler, depois voltei para o Mishima. Pensei que eu talvez estivesse muito mal humorada e julgando mal, afinal de contas os japoneses raramente me decepcionaram...Não sei. Voltei para o livro, mas ele continua chato, chato. Vamos ver no que dá, se eu tiver coragem para percorrer as páginas restantes.
...
08/10 - Li mais algumas páginas esta noite. A mesma chatice, mas ainda quero saber do final. Agora vou passar para leitura dinâmica. Acho que este é o livro mais misógino que já li na vida.

5 comentários:

  1. Jura? E eu que gostei tanto de Confissões de uma máscara... Mas já decidi que livro chato eu não vou até o final. Tem livro demais neste munda pra gente ler, pra que perder tempo com esses que a gente não gosta? Só fiz isso quando bem jovem e ainda me preocupava com parecer intelectual - fase das mais perdoáveis quando se tem 18 anos.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8:07 PM

    Pois do Mishima eu só conheço CONFISSÕES DE UMA MÁSCARA, que me agradou muito. Mas esse foi um livro "de juventude" do autor... será que com o tempo ele mudou radicalmente? Eu não duvidaria. Aliás, a própria vida do Mishima, pelo que li, foi um eterno "reinventar-se".
    Por via das dúvidas, se eu tiver oportunidade de ler outro livro do Mishima vou evitar esse — ainda que o conceito de chatice seja relativo...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6:49 AM

    Pelo jeito, você deve ter desistido. Pena. Terminei de ler no fim de dezembro e achei tão bom quanto tudo do Mishima que já tinha lido. Não achei misógino - os personagens é que são, o que é bem diferente. Muito menos "fascista", como disse a crítica da "Veja". Preferi apreciar a releitura do mito de Pigmalião, de uma forma pervertida.

    ResponderExcluir
  4. olha, demora um pouco mesmo para o desenrolar dos acontecimentos tomarem os seus rumos no livro.... Cores Proibidas é realmente um livro que vale a pena ler...

    ResponderExcluir
  5. E a epifania, onde fica? ou você espera que já nas primeiras páginas chova um turbilhão, um clímax literário? Lembro de ter demorado bem mais do que 100 páginas pro livro começar a esquentar.... Vá em frente, não tenha medo, não se arrependerá... Posso te dizer que hoje em dia procuro Yuichi Minami...

    ResponderExcluir